The Digital Marketer - Training Course
O projeto “The Digital Marketer”, é um curso de formação financiado pelo programa Erasmus+, tendo como tema principal o Marketing Digital. O curso de formação foi implementado em Alijó entre 12 e 18 de setembro com participantes de Portugal, Espanha, Lituânia, Itália, Roménia, Bulgária e República Checa.
Necessidades a satisfazer
〇 Necessidade de ferramentas e instrumentos específicos para os técnicos de juventude formarem os jovens no domínio do marketing digital
〇 Necessidade de competências digitais específicas no domínio do marketing para os jovens;
〇 Necessidade de uma correspondência no mercado de trabalho entre as competências atuais e as exigidas aos jovens;
〇 Necessidade de reduzir as elevadas taxas de desemprego dos jovens.
Objectivos
Objectivos
〇 Desenvolver os conhecimentos e as competências dos técnicos de juventude no domínio do marketing digital
〇Fornecer ferramentas e instrumentos aos técnicos de juventude de forma a auxiliar a formação contínua aos jovens no domínio do marketing digital;
〇 Reduzir o desajustamento do mercado de trabalho em termos de competências, relacionado com os empregos no domínio do marketing digital;
〇 Reduzir a inadequação do mercado de trabalho, formando os jovens num domínio necessário (novos campos de marketing);
〇 Incentivar os jovens a continuarem a desenvolver as suas aptidões;
Contexto
As estatísticas mostram que a taxa de desemprego dos jovens na UE era de 13,06% em julho de 2022, em Portugal de 17,08%, em Espanha de 28,09%, na Lituânia de 11,60%, na Bulgária de 13,10%, na Itália de 24%, na Roménia de 22,70% e na República Checa de 6,50%. Os dados do Eurostat mostram que a taxa de emprego dos jovens é a mais afetada pela pandemia de COVID-19. Em termos de emprego, os jovens foram mais afetados pela pandemia de COVID-19 do que os indivíduos mais velhos. O Eurostat comparou as taxas de emprego dos jovens nos terceiros trimestres (julho, agosto e setembro) dos anos de 2019, 2020 e 2021, a fim de compreender os efeitos da pandemia no emprego dos jovens (15-29 anos).
Há muitos anos que as grandes empresas de consultoria, incluindo a IBM e a Deloitte, alertam para a iminência de um défice de competências digitais que afetará o avanço da economia. Esta situação deve-se, alegadamente, à falta de pessoas “a receber formação para responder a um aumento inevitável da procura de grandes volumes de dados e análises por parte das empresas”.
Em termos simples, o défice de competências digitais é uma noção que se refere ao fosso entre a procura de competências tecnológicas e as competências disponíveis. Isto significa que, embora muitas empresas necessitem destas competências para operar e impulsionar a inovação, estas competências não estão disponíveis ou são tão escassas que provocam uma grande concorrência no mercado de recrutamento de talentos altamente qualificados. O défice de competências digitais não é apenas um problema para as empresas europeias, mas é também um problema em todo o mundo, incluindo na Austrália e nos EUA.